quinta-feira, 22 de março de 2007

Tecidos

Tecido conjuntivo: a riquesa em material extra celular é uma de suas características mais evidentes. É representado por fibras do conjuntivo e pela matriz extracelular, um gel viscoso de macro moléculas alongadas( glicosaminoglicanas, proteoglicanas e glicoproteínas adesivas). É um tecido vascularizado e inervado.



Tecido muscular: é responsável pelos movimentos corporais, é contituido por células alongadas e que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmático responsáveis pela contração. Exisrem três tipos de tecido muscular: muscular liso, muscular estriado esquelético, muscular estriado cardíaco.


Tecido cartilaginoso: é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suprte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita o deslizamento, e é essencial para a formação e crescimento dos ossos longos. O teido cartilaginoso contém células, condrócitos, e abundante material extracelular que constitui a matriz. As cavidades da matriz extracelular ocupada pelos condrócitos são chamadas de lacunas.
Para atender as diversas necessidades funcionais do organismo, as cartilagens se diferenciam em três tipos: cartilagem hialina( FCTII),cartilagem elástica(FE), cartilagem fibrosa(FCTI)





Tecido ósseo: é contituido principalmente do esqueleto,serve de suporte para sa partes moles e proteje os órgãos vitais, como os contidos nas caixas cranianas e torácicas e o canal raquidiano. Aloja e proteje a medula óssea formadora das células do sangue. É um tipo especializado de tecido conjuntivoformado por células e matriz extracelular calcificado. As células são os osteócitos que situam nas lacunas no interior da matriz; osteoblástos, produtores da parte orgânica da matriz; e os osteoclásto, células gigantes, móveis e multinucleadas que reabsorvem o tecido ósseo, participando do processo de remodelação dos ossos.



Tecido adiposo: é um tipo especial de conjuntivo onde se observa a predominância de células adiposas( adipósitos). Essas células podem ser encontradas isoladas ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo comum, porém a maioria delas se agrupam no tecido adiposo espalhado pelo corpo. O tecido adiposo é o maior depósito de energia( sobre a forma de triglicerídios) do corpo. As células hepáticas e os músculos esqueléticos também acumulam energia, mas sob a forma de glicogênio.
Há duas variedades de tecido adiposo: *Tecido adiposo comum, amarelo ou unilocular, cujas células, quando completamente desenvolvidas, contém apenas uma gotícula de gordura, que ocupa quase todo citoplasma. *Tecido adiposo pardo ou multilocular, formado por células que contém numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias.


Sangue _células do sangue: o sangue é uma massa líquida contida num compartimento fechado, o aparelho circulatório que a mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente as contrações rítimicas do coração.
Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias, as plaquetas e diversos tipos de leucócitos.


Tecido epitelial: os epitélios são constituidos por células geralmente poliédricas, justapostas, entre as quais se encontram pouca substância extracelular. Geralmente, as células epiteliais aderem firmemente umas às outras, formando camadas celulares contínuas que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo( boca, fossa nasais, tubo digestivo, e etc). Além desses epitélios de revestimento, distinguem-se os epitélios glandulares, formados de células especializadas na produção de secreção. Há ainda epitélios especializados na captação de estímulos(cheiro e gosto), provenientes do ambiente, são os neuroepitélios



Articulações Sinoviais

Muitas articulações inoviais têm estrutura geral semelhante, que inclui superfícies articulares, cartilagens articulares, cavidade articular, cápsula articular e ligamentos

As superfícies articulares são chamadas especializadas e osso compacto nas superfícies que se articulam com outros ossos.




A cartilagem articular é uma camada de cartilagem hialina que reveste a superfície articular.
A cavidade articular é um espaço entre os ossos adjacentes da articulação circundado pela cápsula articular. È de natureza hialina, diminui o atrito entre os ossos e é desporovida de inervação e vascularização.

A cápsula articular consiste em duas camadas . A camada mais profunda é a membrana sinovial, uma delicada camada de tecido conjuntivo denso responsável pela secreção do líquido sinovial, que lubrifica a articulação normal. Envolve as extremidades dos ossos.

Ligamentos são faixas de tecido conjuntivo que se estendem osso a osso. Dentre eles Tendões , Ligamentos intracapsulares (intra-articulares) Ligamentos extracapsulares (periarticulares), Ligamentos colaterais, Ligamentos dorsal e palmar( ou plantar), Ligamentos anulares e Meniscos (discos fibrocartilagíneos).

Discos e Meniscos: São estruturas fibrocartilagíneas entrepostas entre as superfícies articulares. São importantes para amortecer pressões sobre as articulações e melhora o encaixe entre as superfícies articulares. Ex: discos_ Osso temporal e mandibular
menisco_ Articulação do joelho ( articulação fêmur-tibial)

Labios são anéis de cartilagem fibrosa presentes em superfície articular côncova. Servem para evitar fraturas nas bordas e aprofundam a cavidade. Ex: Lábio glenoidal_ envolve a escápula
Lábio acetabular_envolve a pelve

























Nenhum comentário: