
Tecido muscular: é responsável pelos movimentos corporais, é contituido por células alongadas e que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmático responsáveis pela contração. Exisrem três tipos de tecido muscular: muscular liso, muscular estriado esquelético, muscular estriado cardíaco.







Tecido adiposo: é um tipo especial de conjuntivo onde se observa a predominância de células adiposas( adipósitos). Essas células podem ser encontradas isoladas ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo comum, porém a maioria delas se agrupam no tecido adiposo espalhado pelo corpo. O tecido adiposo é o maior depósito de energia( sobre a forma de triglicerídios) do corpo. As células hepáticas e os músculos esqueléticos também acumulam energia, mas sob a forma de glicogênio.

Muitas articulações inoviais têm estrutura geral semelhante, que inclui superfícies articulares, cartilagens articulares, cavidade articular, cápsula articular e ligamentos
As superfícies articulares são chamadas especializadas e osso compacto nas superfícies que se articulam com outros ossos.



A cartilagem articular é uma camada de cartilagem hialina que reveste a superfície articular.
A cavidade articular é um espaço entre os ossos adjacentes da articulação circundado pela cápsula articular. È de natureza hialina, diminui o atrito entre os ossos e é desporovida de inervação e vascularização.
A cápsula articular consiste em duas camadas . A camada mais profunda é a membrana sinovial, uma delicada camada de tecido conjuntivo denso responsável pela secreção do líquido sinovial, que lubrifica a articulação normal. Envolve as extremidades dos ossos.
Ligamentos são faixas de tecido conjuntivo que se estendem osso a osso. Dentre eles Tendões , Ligamentos intracapsulares (intra-articulares) Ligamentos extracapsulares (periarticulares), Ligamentos colaterais, Ligamentos dorsal e palmar( ou plantar), Ligamentos anulares e Meniscos (discos fibrocartilagíneos).


